A maioria das drogas atravessa a barreira placentária e o efeito que elas exercerão sobre o concepto dependente da idade gestacional, bem como da afinidade dos tecidos fetais à droga ingerida.
- Basicamente nenhum medicamento deverá ser utilizado sem a devida orientação médica, especialmente nos 3 primeiros meses da gestação.
- Quando houver necessidade, as medicações visam somente o bem estar materno e fetal e deverão ser adequadamente ingeridos conforme a prescrição. Não tenha receio, seu médico conhece os riscos e benefícios de sua utilização.
- Em condições normais, você deverá ingerir “vitaminas” a partir da 8ª semana da gestação para reposição de ácido fólico e de ferro, necessários para a adequada demanda fetal. Essa medicação deverá ser utilizada até 30 dias após o parto.
- O Hábito de fumar determina alterações fetais, notadamente baixo peso ao nascimento. Procure não fumar durante a gestação.
- O álcool, da mesma forma que o fumo, é deletério para o feto. O uso crônico e abundante pode ocasionar microcefalia, fenda palpebral defeituosa. hipoplasia maxilar e eventuais anomalias cardíacas.
- Tratamentos odontológicos podem ser efetuados sem maiores problemas. No entanto é importante evitar a exposição ao raios X, a não ser em fases mais avançadas da gestação, bem como a utilização de anestésicos que contenham adrenalina ou noradrenalina.
PRÉ-AGENDAMENTO DE CONSULTAS
Escolha uma data de sua preferência que entraremos em contato para agendar um melhor horário.