A gestante experimenta modificação relevante em seu sistema digestivo, sendo as mais comuns a alteração da topografia do estômago e alças intestinais e as modificações funcionais induzidas pelos hormônios próprios da gravidez.
- Dessa forma, a digestão e a propulsão dos alimentos são mais lentas que o habitual. Como conseqüência, a maioria das grávidas tendem a ficar obstipadas.
- Procure sempre fazer refeições saudáveis ingerindo todos os tipos de alimento fundamentais: proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e gorduras.
- Evite a ingestão de carnes cruas pois como se sabe, algumas enfermidades, entre elas toxoplasmose, pode ser adquiridas através desta maneira.
- Procure seguir a dieta descrita no final destas instruções. Todas as refeições devem se constituir de um evento importante e você deve dispensar um certo tempo para faze-las. Pare, sente-se e faça a refeição calmamente.
O intervalo entre as refeições não deverá ser superior a 4 horas. Proceda da seguinte maneira: café da manhã leve, não exagere nos carboidratos ou alimentos gordurosos; lanche ao redor das 10-11 horas utilizando um copo de leite e uma fruta ou meio pão francês com queijo ou bolachas água e sal; almoço, sempre moderado, não deixe que a gula domine a situação; café da tarde por volta de 16-17 horas semelhante ao lanche anterior ao almoço; jantar moderado não muito tarde e, finalmente, uma leve refeição pelo menos uma hora antes de deitar utilizando um suco ou chá com uma fruta ou bolacha. Lembre-se que é fundamental fazer sempre refeições com moderação, mas estando com a fome saciada.
Não existe razão alguma para você ganhar peso em exagero pois o peso fetal normal, ao final da gravidez, deverá estar na faixa entre 3 e 4 Kg. Por outro lado, o feto jamais vai “passar fome” pois ele possui mecanismos muito eficazes para retirar o substrato alimentar do organismo materno. O aumento de peso ideal ao final da gestação, tomando-se como base o seu peso pré-gravídico deverá oscilar ao redor de 9-10 Kg e NUNCA deverá ultrapassar 12 Kg. Insistimos que o excesso só lhe trará desconforto estética e dificuldade ao parto.
Recomendações muito importantes I
- Observa sempre as quantidades indicadas, respeitando as substituições por grupos.
- Não deixar de fazer nenhuma das refeições, procurando variar os alimentos.
- Usar moderadamente os seguintes alimentos: açúcar, mel, doces em geral, refrigerantes, frituras em geral e alimentos gordurosos (maionese, creme de leite, azeitonas, carne gordas, frios e frutos do mar).
- Utilizar óleo vegetal de soja, milho, girassol, em pequenas quantidades. Não utilizar toucinho ou banha.
- Pode-se utilizar para o preparo dos alimentos: sal, alho, cebola, cheiro verde, suco de limão, ervas aromáticas, de acordo com a sua preferência.
- Café, chá ou limonada podem ser utilizados a vontade, com adoçante artificial (aspartame).
- Coma devagar, mastigando bem os alimentos industrializados, verificando nos ingredientes se contém ou não o açúcar.
Recomendações muito importantes II
- No “couvert”, dê preferência para saladas ou partes vegetais; evite as azeitonas, pães e manteiga.
- Escolha pratos assados, cozidos ou grelhados evite o s molhos espessos e gordurosos.
- Aprecie o prato que tiver vegetais (folhas ou legumes) na composição.
- Dê preferência aos sucos de frutas naturais quando solicitar bebidas.
- Dê preferências às frutas como sobremesa.
- Quando houver uma festa, nunca tente compensar ficando no dia ou no dia seguinte sem comer ou comendo menos que o necessário em casa. Alimente-se normalmente até a chegada da festa. Isto evitará descontrole e abuso durante a festa.
PRÉ-AGENDAMENTO DE CONSULTAS
Escolha uma data de sua preferência que entraremos em contato para agendar um melhor horário.