Bem-Vindo ao site da Clínica Claudio Bonduki

Endometriose

O que é endometriose?

 

A endometriose é uma doença que afeta muitas mulheres e que decorre da presença, na parte externa do útero, de semelhante àquele que reveste seu interior. Mesmo se localizando na parte externa do seu útero, esse tecido sofre influências das oscilações hormonais que ocorrem mensalmente nos ciclos menstruais.

À semelhança do que ocorre com o revestimento interno do útero, o tecido da endometriose cresce no transcorrer do mês e sangra na menstruação (nas suas “regras”).

É comum a ocorrência de endometriose?

 

Sim. A endometriose é freqüentemente diagnosticada pelos médicos durante exame ginecológico ou procedimentos cirúrgicos. Na realização de exames de investigação de infertilidade (dificuldade de engravidar) também é comum descobrir a doença.

É difícil dizer exatamente quantas mulheres apresentam essa condição, na medida em que, com freqüência, a endometriose não ocasiona problemas nem sintomas. Pelo menos ¼ das pacientes com a doença não apresentam sintomas.

Que problemas ela causa?

 

O problema mais comum causado pela endometriose é a dor. Esta ocorre, em geral, na parte inferior do abdômen e na pelve e pode fazer com que a relação sexual seja dolorosa. A dor começa, com freqüência, antes do início da menstruação, tornando-se cada vez pior até o início do sangramento, após o que diminui gradativamente.

Se a endometriose estiver localizada na bexiga ou no intestino, pode causar sintomas urinários ou intestinais, pode causar sintomas urinários ou intestinais durante a menstruação, como, por exemplo, dor ao urinar ou diarreia.

Como isso ocorreu comigo?

 

Embora ninguém saiba, ao certo, como a endometriose ocorre, há duas prováveis razões para seu desenvolvimento:

  1. Pedaços do tecido que reveste o útero, ao se desprenderem durante a menstruação, vão para o exterior do útero através das tubas uterinas.
  2. Áreas de células no exterior do útero transformam-se em áreas de endometriose sob a influência das oscilações hormonais do ciclo menstrual.
    Não se “pega” endometriose e você não tem como prevenir seu aparecimento.

Como meu médico sabe se tenho endometriose ?

 

Provavelmente você será submetida a uma operação denominada laparoscopia, que permite ao médico examinar a parte externa do útero, e os órgãos circunvizinhos a ele, por meio de um pequeno tubo inserido através da parede de seu abdômen. A endometriose aparece como “manchas” pretas ou vermelhas nos locais mostradas no diagrama.

Algumas vezes ela pode causar o desenvolvimento de cistos nos ovários. Estes gradualmente se enchem de sangue, adquirindo, com o tempo, coloração marrom e consistência pegajosa que se assemelha à do chocolate derretido, sendo por isso denominados “cistos de chocolate”.

Isso afetará minhas chances de engravidar?

 

Como mencionamos anteriormente, a endometriose é, em geral, ao se investigar uma mulher que vem tentando, em vão, engravidar. Mesmo na presença de pequena quantidade de endometriose, e quando, aparentemente, todo o resto está normal, parece haver problemas no transporte e na fertilização dos óvulos liberados pelo ovário. Nos casos de endometriose mais grave, a liberação dos óvulos do ovário pode ser comprometida ou as tubas uterinas podem ficar bloqueadas.

Ter endometriose não significa para você não poder engravidar. Na realidade, em alguns casos a gravidez pode até aliviar a dor causada pela endometriose.

Como posso me tratar ?

 

Existem duas maneiras de tratar a endometriose, usadas em conjunto em determinados casos. Na escolha do tratamento deve-se levar em consideração seu problemas e o que se espera obter com o tratamento.

Tratamento medicamentoso

As alterações hormonais do ciclo hormonal exercem influência sobre o tecido da endometriose. Os medicamentos usados no tratamento da endometriose visam, em geral, bloquear esses hormônios, interrompendo o estímulo que faz com que a endometriose cresça a cada mês. Freqüentemente, o tratamento é feito com os próprios hormônios, que podem causar alívio duradouro dos sintomas.

Esses medicamentos atuam por várias vias e, embora tragam, em geral, bons resultados e sejam bem tolerados, causam efeitos colaterais em algumas mulheres. Esses efeitos colaterais também variam, e caso o você sinta que tem problemas com o tratamento deve esclarecê-los com seu médico.

Tratamento cirúrgico

Outra opção do tratamento da endometriose consiste na sua remoção cirúrgica. Esse procedimento pode envolver somente a remoção dos focos de endometriose ou a remoção de algum dos órgãos pélvicos, dependendo da gravidade da doença e dos problemas da paciente.

Algumas vezes a cirurgia pode ser empregada na solução de complicações ocasionadas pela endometriose, como aderências ou cistos ovarianos.

Existem, atualmente, algumas novas opções de tratamento para a endometriose, todavia não aplicáveis a todos os casos, como, por exemplo, o tratamento com laser por laparoscopia (um pequeno tubo é inserido na pelve através da pele).

O tratamento da sua endometriose dependerá de numerosos fatores, podendo envolver vários remédios e/ou procedimentos. Seu médico irá conversar com você sobres essas opções e indicar a mais apropriada para o seu caso.

PRÉ-AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Escolha uma data de sua preferência que entraremos em contato para agendar um melhor horário.