Bem-Vindo ao site da Clínica Claudio Bonduki

Incontinência Urinária

O que é incontinência urinária ?

 

Incontinência urinária é a perda de urina sem controle, popularmente conhecida como bexiga caída. É um sintoma que pode ocorrer por relaxamento da musculatura da bexiga, uretra e períneo ou alterações funcionais no estímulo nervoso destes músculos ou ainda, na menopausa, por falta de hormônio feminino.

A incontinência urinária é um problema que atinge 40% das mulheres com mais de 60 anos, em todo mundo.

Qual a sua causa ?

 

Só o seu médico pode lhe dar esta resposta com certeza.

Quais são os sintomas?

 

  • Perda de urina.
  • Desconforto.
  • Assaduras, pelo contato da pele com a urina.

Como saber qual o tipo de incontinência ?

 

Através do exame ginecológico e de outros exames que julgar necessário, como radiografias e teste urodinâmico, seu médico poderá confirmar o diagnóstico e dizer qual a causa do problema.

Teste urodinâmico

É um exame dos mais modernos e mais precisos para o diagnóstico do tipo de incontinência. A paciente não precisa ser internada, não necessita de anestesia pois é indolor. Uma sonda com eletrodos é colocada na uretra e ligada a um computador que mostrará, através de registros gráficos, se o problema á anatômico, como flacidez dos músculos do assoalho pélvico ou se há alterações na transmissão nervosa para contração dos músculos da bexiga, uretra e períneo.

Quais as causas mais comuns nas mulheres ?

 

Peso e Exercício Físico

A falta de exercício físico associada ao excesso de peso, com o tempo, aumentam a flacidez dos músculos perineais podendo ocorrer a queda da bexiga e da uretra.

Gestação e parto

No parto normal é feito um corte no períneo, para facilitar o nascimento do bebê e preservar a musculatura da mãe. Na cesariana isto não é necessário, mas mesmo assim quanto mais gestações e quanto mais peso a gestante ganhar durante este período, maior será a flacidez deste músculos.

Menopausa

Nesta fase da vida há diminuição dos hormônios femininos e dos receptores de hormônio diminuindo o controle desta musculatura, o que provoca uma instabilidade de coordenação da bexiga ou um urgência e desconforto para urinar, além de facilitar infecções urinárias. O mesmo ocorre com a idade e outros problemas neurológicos.

Stress

Pose alterar o ritmo de contração e esvaziamento da bexiga, às vezes confundidos com cistite.

Qual o tratamento ?

 

Há tratamento com medicamentos específicos para cada causa e também com a reposição hormonal. Atualmente a cirurgia tem sido indicada com muito mais critério e cautela. A indicação do tratamento será decidida pelo seu médico e através dos exames.

Prevenção

  • Exercícios físicos.
  • Controle de peso, inclusive na gravidez.
  • Vida saudável.
  • Orientação médica na menopausa.
  • Controle do stress.

Algumas das causas mais freqüentes podem ser prevenidas.

 

PRÉ-AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Escolha uma data de sua preferência que entraremos em contato para agendar um melhor horário.