Bem-Vindo ao site da Clínica Claudio Bonduki

Infertilidade

Posso ser infértil ?

 

Há mulheres que nunca engravidaram e se perguntam se foi coincidência ou se têm alguma problema. Muitas, tentam engravidar e não conseguem. É importante saber que, embora a mulher seja a maio responsável pela fertilidade, o homem responde por 40% deste processo.

Portanto o casal, e não só a mulher, é considerado infértil depois de 18 meses tentando uma gravidez. A cada ciclo menstrual a mulher tem 25% de chance de engravidar. Outra informação importante é que a mulher não ovula todos os meses, obrigatoriamente, mesmo que tenha menstruações regulares.

Quais são as causas de infertilidade ?

 

Ovulação

A maior causa de infertilidade é a falta de ovulação adequada. É necessário, para que isto ocorra, um perfeito equilíbrio dos hormônios e a presença de folículos (células germinativas) no ovário, capazes de serem amadurecidas.

A mulher que vive em grandes metrópoles, trabalha, assume grandes responsabilidades é mais infértil pois sabe-se que o stress é uma causa que influi na ovulação. Com a idade a mulher tem menor quantidade e pior qualidade dos folículos para serem amadurecidos, diminuindo portanto, a taxa de fertilidade.

Trompas

O óvulo liberado pelo ovário sofre fecundação na trompa do útero. Se esta estiver obstruída, a fecundação pode não ocorrer. Se ocorrer, há um risco maior da gravidez se desenvolver na trompa (gravidez ectópica), o que requer cirurgia para evitar hemorragia interna.

A causa mais comum de obstrução das trompas são as infecções ginecológicas e doenças sexualmente transmissíveis, além de cirurgias ginecológicas. O diagnóstico de obstrução é, comumente feito pelo exame radiológico (hístero-salpingografia).

Útero

Embora menos freqüentes, patologias como miomas ou malformações uterinas podem ser causas de infertilidade.

Fator masculino

Independente de sua potência, ereção ou desejo sexual, o homem pode ter uma ejaculação normal, porém sem espermatozóides ou pouco ativos ou até mortos.

Endometriose

Cerca de 40% das mulheres com infertilidade são diagnosticadas como portadoras de endometriose.

O que posso fazer ?

 

Em primeiro lugar consultar seu médico que fará toda investigação de acordo com seu histórico. Ele solicitará a você e seu parceiro exames de hormônios, radiografias, ultra-sonografias, e provas funcionais com medicamentos.

Quais são os tratamentos ?

 

Existem vários tratamentos, específicos a cada problema. Desde medicamentos para o casal como hormônios e indutores de ovulação até procedimentos como inseminação artificial, cirurgia por videolaparoscopia, fertilização “in vitro” e transferência de embriões.

É importante saber que são tratamentos às vezes demorados exigindo paciência e o mínimo de ansiedade. O aspecto psicológico é muito importante para o sucesso do tratamento.

Quais as chances de sucesso ?

 

A probabilidade de ter um bebê sadio após qualquer tipo de tratamento de infertilidade é difícil de ser avaliada, pois ela depende muito da idade da mulher, da causa da sua infertilidade e da existência de outros problemas adicionais (como baixa taxa de espermatozoides de seu parceiro).

As taxas de sucesso estão diariamente aumentando, mesmo nos casos mais difíceis. Os números mostram que há maiores probabilidades de sucesso com ciclos sucessivos de tratamento.

 

PRÉ-AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Escolha uma data de sua preferência que entraremos em contato para agendar um melhor horário.