O que é Tensão Pré-Menstrual ?
É uma combinação de desordens emocionais, físicas, psicológicas e de humor, que surgem após a ovulação (período fértil da mulher) e só termina quando inicia a menstruação.
Quais os sintomas mais comuns ?
Sintomas relacionados ao humor
Mau humor, irritabilidade, ansiedade, depressão, choro, hipersensibilidade, tristeza e raiva.
Sintomas físicos
Fadiga, sensação de empachamento (estômago cheio), sensibilidade na mama, acne, alterações no apetite (desejo de comer determinados alimentos), dores de cabeça, dores nas costas, cólicas, pés e mãos inchados, dores musculares e dores em geral.
Este quadro varia muito de mulher para mulher, quanto à duração e à gravidade. Acredita- se que até 80% das mulheres podem apresentar alguns destes sintomas, sendo que apenas 2% a 15% delas apresentam sintomas mais graves, que as impedem de levar uma vida normal durante esse período.
Quais são as causas ?
Existem muitas teorias e algumas delas relacionam sintomas de humor com a flutuação hormonal da época da ovulação. Os hormônios sexuais acabam “mexendo” com produtos químicos do tecido cerebral que estão profundamente relacionados com humor e emoção.
Portanto, uma mulher geneticamente susceptível a tais alterações químicas, pode apresentar mais sintomas, alguns deles mais sérios, especialmente no período de 7 a 10 dia antes da menstruação.
Como é feito o diagnóstico ?
Não existe nenhum exame laboratorial que detecte esta síndrome. Alguns médicos podem sugerir que você faça um diário menstrual, documentando mês a mês, sintomas físicos e emocionais.
Através desses relatos se detecta a principal característica da TPM.
Quais os tipos de tratamentos para TPM ?
Isso depende dos sintomas de cada mulher. Portanto, é imprescindível o acompanhamento médico. Casos mais leves podem melhorar com a alimentação.
Evitar o sal (ajuda na retenção de água pelo organismo, que provoca o inchamento de mãos e pés), reduzir a ingestão de gordura animal, cafeína, álcool e açúcar refinado e eliminar o cigarro, no período que antecede a menstruação, pode ajudar a reduzir sintomas como irritabilidade e fadiga.
Dependendo do caso, seu médico pode descrever diuréticos (auxilia na eliminação de líquidos), analgésicos (para dores em geral), pílulas anticoncepcionais (eficaz na medida em que mulheres tomam anticoncepcionais não ovulam, e por isso não apresentarão TPM).
Tudo que ajude a eliminar o stress é importante, como por exemplo exercícios físicos.
Atenção !
Somente o seu médico sabe o que é melhor para você. Alguns remédios podem aliviar os sintomas físicos, mas não os emocionais, e vice-versa. Portanto, é importante que você converse com seu médico e conheça perfeitamente o seu organismo, para que o diagnóstico e o tratamento possam se realizar a contento.
O que há de novo em termos de prevenção ?
Especialistas americanos relataram, recentemente, que mulheres testadas, que ingeriram diariamente 1.200 mg de cálcio (leite, beterraba, couve), tiveram, depois de três meses, redução considerável dos sintomas.
Outros especialistas sugerem o aumento de carboidratos complexos (macarrão e arroz), magnésio, zinco e vitaminas A, E, e B6 na dieta, para alívio dos sintomas.
Dicas !
Levar uma vida saudável, com dieta equilibrada e exercícios físicos, pode auxiliar no alívio dos sintomas, muitas vezes sem precisar de medicação.