Bem-Vindo ao site da Clínica Claudio Bonduki

Terapia hormonal

O que é Terapia de Reposição Hormonal (TRH)?

 

Durante o climatério (período que antecede a menopausa, ou último ciclo menstrual) os ovário vão, pouco a pouco, deixando de produzir hormônios femininos estrógeno e progesterona. Este é um período de transição para a mulher, com o fim da fase reprodutiva, onde normalmente ocorrem alterações importantes com o corpo e a mente.

O hormônio estrógeno é uma proteção natural de nosso organismo contra ataques cardíacos e também contra a perda óssea que causa osteoporose (doença degenerativa dos ossos). Portanto, repor estrógeno pode significar reduzir níveis de colesterol, diminuir riscos de doenças cardíacas e vasculares, inverter problemas de perda óssea e aliviar sintomas da menopausa, como: ondas de calor (fogachos), insônia, desânimo, irritabilidade, nervosismo, depressão, diminuição do desejo sexual, assim como perda de memória (previne doença de Alzheimer), entre outros.

Como se faz a reposição hormonal?

 

O médico ginecologista é quem pode determinar a necessidade de reposição hormonal.

Formas de tratamento

 

  • via oral através de comprimidos;
  • através da pele por adesivos transdérmicos (patches) ou implantes subcutâneos;
  • por injeções intramusculares;
  • cremes vaginais ou gel (mais nova forma de terapia de reposição hormonal.

Quando devo começar a repor hormônio?

 

Mulheres que estão entrando na menopausa são candidatas à reposição hormonal, assim como mulheres que retiraram os ovários (menopausa cirúrgica). Quanto antes o fizerem, mais estarão protegidas contra perda óssea (a TRH reduz em 50% as fraturas de bacia e em 90% as degenerações da espinha dorsal) e doenças cardíacas (estima-se que a TRH reduz em 50% o risco de infarto).

As mulheres com pressão arterial alta não controlada, taxas altas de triglicérides, tendências para formar coágulos sangüíneos e doenças do fígado, somente podem repor hormônio sob supervisão médica.

A TRH provoca câncer?

 

Tomar apenas o estrógeno, sem seu hormônio natural de equilíbrio, a progesterona, pode aumenta o risco de câncer de útero (endometrial). Entretanto, se uma progesterona for incluída no tratamento, é bem menor o risco de desenvolver esse tipo de câncer. Estrógeno combinado com progesterona protege o útero! No caos de histerectomia (retirado do útero) você pode tomar só estrógeno.

Portanto, converse com seu médico, discuta com ele os benefícios e suas preocupações quanto ao uso do estrógeno. Antes de exames que julgar necessários e de posse de seu histórico familiar ele poderá aconselhá-la quanto ao uso ou não da TRH, e a forma mais indicada para o seu caso particular. Além do mais, mulheres sob terapia de reposição hormonal, como todas as mulheres dessa idade, devem ser submetidas regularmente a exame ginecológico completo e mamografia.

TRH engorda?

 

Livre-se dos mitos populares!
Nesta faixa etária, a mulher vai ter mudanças no corpo e aumento de peso, independente da reposição hormonal. Na verdade, estudos demonstram que mulheres que recebem TRH na menopausa têm menos probabilidade de ganhar peso do que as que não fazem tratamento de reposição.

A TRH tem efeitos colaterais?

 

Os efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, sensibilidade nos seios e retenção de líquidos. Também pode ocorrer um sangramento a cada ciclo, nas mulheres que necessitam da terapia combinada de estrogênio com progesterona, onde há uma simulação do funcionamento normal dos ovários. Esse sangramento é uma resposta do organismo para proteção uterina.

A terapia de reposição hormonal tem muitos efeitos benéficos e sua eficácia está no tratamento a longo prazo. A escolha da melhor forma de tratamento depende das características de cada mulher e de suas necessidades no momento.

Quais as vantagens da TRH?

 

      • Melhora a qualidade de vida;
      • Melhora as ondas de calor e suores noturno;
      • Melhora a qualidade do sono;
      • Pode reduzir o risco de desenvolvimento da Doença de Alzheimer ou retardar o aparecimento desta doença;
      • Está associada com menor risco de degeneração macular senil;
      • Protege contra a perda dos dentes (associada à osteoporose);
      • Proporciona proteção contra ateroesclerose, infarto do miocárdio e derrame cerebral, reduzindo em 50% o risco de doença cardiovascular;
      • Melhora os níveis de colesterol
      • aumenta os níveis de HDL- colesterol
      • diminui os níveis de LDL – colesterol
      • Pode proteger contra o câncer de cólon (intestno);
      • Evita a osteoporose;
      • Restaura a lubrificação vaginal, melhorando o desempenho sexual, redução infecções urinárias.

Alternativas de reposição hormonal

 

Raloxifeno

É um modulador seletivo dos receptores de estrógeno (SERM).

A mais nova alternativa de reposição hormonal, foi lançada recentemente no Brasil e Estados Unidos. Como os estrógenos, ele reduz o risco de osteoporose, baixa os níveis de colesterol, protegendo contra doenças cardiovasculares. Não oferece riscos de câncer de mama ou de útero, pois bloqueia o crescimento de tecidos nesses órgãos. Todos esses benefícios, associados ao fato do raloxifeno não causar sangramento vaginal, podem ser um incentivo para que mais mulheres se tornem adeptas da TRH e vivam melhor e mais saudáveis no período pós menopausa.

PRÉ-AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Escolha uma data de sua preferência que entraremos em contato para agendar um melhor horário.