O ultrassom transvaginal (ou endovaginal) é um exame diagnóstico não invasivo utilizado para a avaliação dos órgãos reprodutivos femininos, incluindo o útero, os ovários e o colo uterino.
Como o próprio nome já diz, é um exame realizado por via endovaginal e emite ondas sonoras ao invés de radiação para gerar imagens em movimento das estruturas pélvicas.
Por ser realizado pela via endovaginal, esse exame proporciona imagens das estruturas pélvicas com maior definição quando comparado ao exame realizado pela via abdominal.
A paciente permanece deitada em uma maca em posição ginecológica e um transdutor é introduzido dentro do canal vaginal. Esse transdutor estará encapado por preservativo contendo gel e emitirá ondas sonoras de alta frequência que irão refletir nas estruturas corpóreas, formando as imagens no monitor do aparelho de ultrassom.
Esta via de exame também é muito utilizada no primeiro trimestre da gravidez, pois proporciona mais detalhes da gestação em relação a via abdominal. Em alguns casos especiais, um método denominado infusão salina sonográfica (histerossonografia) poderá ser utilizado para melhor avaliação da cavidade endometrial. Por meio desse método, um pequeno cateter é introduzido na cavidade uterina e uma solução fisiológica é injetada para facilitar a visualização de leiomiomas uterinos ou de pólipos endometriais.
PRÉ-AGENDAMENTO DE CONSULTAS
Escolha uma data de sua preferência que entraremos em contato para agendar um melhor horário.